Total de visitas: 128626
|
Cágado ou sapo-caucho
Nome Vulgar : Cágado ou sapo-caucho

Nome Científico : Manrecus leprosa
Habitat :
Ribeiros e regatos de corrente fraca e fundo arenoso ou pedroso.

Alimentação : Pequenos peixes, larvas de anfíbios, vermes, insectos, moluscos e crustáceos.
Distribuição Geográfica :
Noroeste de África, Península Ibérica. Em Portugal sobretudo no sul.
O cágado-de-carapaça-estriada é uma espécie adaptada a vida em todo tipo de massas e cursos de água, embora habite preferentemente aquelas de corrente fraca e vegetação abundante que lhe proporcione protecção.
Estamos diante de uma espécie de pequeno tamanho, à volta dos 25 cm., mas em algumas zonas da sua distribuição pode chegar a passar os 35 cm. A coloração da carapaça consiste numa cor negra de fundo, coberto por desenhos radiais de cor amarela. Dentro deste esquema básico aparecem variações, com exemplares com um fundo mais claro e os desenhos radiais mais escuros. Alguns autores chegam a caracterizar estas diferenças como variedades específicas de determinadas zonas.
A sua distribuição abarca praticamente toda a geografia europeia, desde a Rússia e Lituânia até ao Norte de África, passando por Alemanha e França, Espanha e Portugal... Apesar da sua ampla distribuição as populações parecem estar em franco retrocesso.
Esta espécie tem um crescimento lento, e devido a isso tarda em alcançar a maturidade sexual. Dependendo das populações opina-se que os machos alcançam a maturidade aos 12-13 anos, no entanto pensa-se que as fêmeas demoram mais a alcançar a sua maturidade sexual que só é atingida por volta dos 18-20 anos. Em geral, e na maioria das populações as fêmeas são maiores que os machos, já que ao retardar a sua maturidade o crescimento é beneficiado. A construção de infra-estruturas que fragmentam os seus habitats e impedem o intercâmbio genético e a introdução de espécies exóticas que competem por alimento e por habitat são dos principais factores que fragilizam a sobrevivência desta espécie.
O futuro desta espécie passa por uma
protecção efectiva do seu habitat,
|
|